domingo, 3 de fevereiro de 2013

Royal Elfield no Brasil

 A Royal Elfield, histórico fabricante inglês de motocicletas, marcou presença no Salão Bike Show com um stand onde expôs sua intenção de retornar com seus produtos ao Brasil e assim compartilhar uma fatia do nosso crescente mercado.Desde 2011 a Royal Enfield realiza testes em território brasileiro, visando a homologação da fabricação das suas motocicletas na Zona Franca de Manaus.
Modelo com sidecar, muito útil para carregar as compras, inclusive a cerveja
 Tudo começou com a empresa Enfield Manufacturing Co.Ltd. de Reddicth, próximo a Birmingham, na Inglaterra, em 1893, vendendo as bicicletas com a marca Enfield, fabricadas pela Eadie Company, até que em 1896 comprou a Eadie e começou a produzir suas próprias bicicletas, aproveitando o “boom” de vendas deste tipo de veículos. Naquela época adotou o famoso slogan “Made Like a Gun” (Feito como uma arma) pois a Eadie também fabricava peças para os rifles Enfield, não menos famosos. Em 1901 sai da sua linha de montagem a primeira bicicleta motorizada. Tudo começou com a empresa Enfield Manufacturing Co.Ltd. de Reddicth, próximo a Birmingham, na Inglaterra, em 1893, vendendo as bicicletas com a marca Enfield, fabricadas pela Eadie Company, até que em 1896 comprou a Eadie e começou a produzir suas próprias bicicletas, aproveitando o “boom” de vendas deste tipo de veículos. Naquela época adotou o famoso slogan “Made Like a Gun” (Feito como uma arma) pois a Eadie também fabricava peças para os rifles Enfield, não menos famosos. Em 1901 sai da sua linha de montagem a primeira bicicleta motorizada.
Em 1909 a Royal Enfield surpreendeu o mundo do motociclismo introduzindo uma motocicleta pequena, equipada com um motor bicilíndrico em “V” de 3/4 de HP de origem suíça.
O que transformou a marca foi o lançamento em 1912 de um modelo equipado com “side-car”, que permitia o transporte da família, transformando-a em veículo popular. Em 1915, para atender às necessidades do exército inglês, foram criadas versões ambulância e moto de ataque. No side-car da primeira foi instalada uma maca e na segunda uma metralhadora Vickers.
Modelo atual com inspiração militar é o meu favorito
Durante a 2ª Guerra Mundial, a fábrica novamente atende pedido do exército inglês e desenvolve uma moto de 125cc para ser lançada junto com as tropas nos campos de batalha, através de para-quedas. Em 1949 a fábrica recebe um grande pedido de motocicletas de 350cc do governo indiano, que culminou com a instalação de uma fábrica naquele país em 1955. Em 1984 começam as exportações indianas para os mercados do Reino Unido e Europa.Em 1954 o Governo da Índia precisava de uma motocicleta resistente para uso militar, da policia e para a fiscalização de suas fronteiras e importou 400 motocicletas da Inglaterra. A partir do sucesso em campo, pedidos similares foram colocados para entrega em 1955 e 1956. Para as quantidades em pauta valia a pena e o fabricante estabeleceu uma fábrica na Índia.
Em 2008 a fábrica indiana começa a exportar para o mercado europeu e americano o modelo Classic de 500cc com injeção eletrônica, adequada aos critérios Euro III.

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